Como começar uma História?
Boa noite viajante, tenho uma pergunta, quantas vezes você já leu um livro, viu uma série, ou filme e pensou em criar uma coisa só sua?
Tenho certeza que várias vezes. Quando você é criança e está brincado, já está criando uma história, quando dorme e sonha, é a mesma coisa.
A vontade de criar um universo pode vir de vários lugares e em momentos inesperado, como ao tomar banho, fazer comida, ou estender roupa. Serio mesmo, já tive vários assim. Se você pensar em tudo isso, seja nas opções que dei acima ou em outras, você pode usar para criar uma história incrível só sua, ou mais, criar várias histórias.
Certo, mas por onde começo escrevendo? Bom, na minha opinião que já tenho um pouco mais de experiência, penso que devem começar escolhendo por um personagem ou os personagens principais, depois decidir qual vai ser o final que vocês vão querer e pensar também, qual vai ser o narrador da história (1ª), (2ª) ou (2ª) pessoa.
Baseie-se em ideias de brincadeiras ou sonhos que tiveram para criar as tramas da história, criar um vilão ou antagonista, escolher suas personalidades. Deixem sua criatividade se soltar para criar um universo amplo.
Mas como vou decidir o final sem ter um começo? O início da história é mais difícil se você não ter em mente o resultado que quer chagar quando a última página for virada, não precisa ter o final decidido, mas a base dele é tudo. Mudanças no decorrer na história que vão mudar um pouco o final que tinha imaginado, não vai fazer ficar sem sentido o que tinha inicialmente pensado.
Escrevo faz seis anos e o final da minha história já passou por várias mudanças (A ideia inicial continua a mesma), isso que estou escrevendo uma trilogia. Enquanto escreve, você amadurece e tem novas inspirações que vão MELHORAR o resultado final.
Peguem inspirações de filmes, series, livros, poesias, histórias em quadrinho, não importa, mas inspirem-se. Um detalhe, inspiração é muito diferente de PLÁGIO, cuidado, pesquise e analise para ver se não está copiando nada de uma obra já criada, isso é CRIME!
Uma coisa também muito importante, não importa qual tipo de história você vai escrever, seja romance, fantasia, terror... tenha em mente que sempre, SEMPRE terá que pesquisar, uma boa pesquisa, muda o quão impactante e interessante sua história vai ser. Para vocês terem uma noção, meu livro é fantasia, mas nem por isso não tive que pesquisar coisas de medicina e falar com pessoas da área (Por conta própria) para inserir com boas informações na história.
Quando tiver uma ideia que achou incrível para inserir na história, escreva em algum lugar SEMPRE, se não, vai perder depois e se lamentar por não conseguir lembrar ou ter escrito antes. Não cometam esse erro!
Certo, o que vimos até aqui? Defina um final como base para começar; escolha o protagonista ou os protagonistas; decida em como a história vai se passar, se em (1ª), (2ª) ou (3ª) pessoa; pegue inspiração vendo outras obras; e sempre pesquise tudo para ampliar a fazer do seu universo mais REAL.